sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago - uma mente como poucas...

Foi com muito pesar que ouvi, hoje de manhã, a notícia do falecimento do escritor português José Saramago, aos 87 anos de idade.

Dono de uma visão da vida e do mundo extremamente crítica, Saramago foi, a meu ver, uma das grandes cabeças pensantes do mundo ocidental no século XX.

Autor de obras memoráveis e que recriaram a forma de escrever na língua portuguesa, como Memorial do Convente, Ensaio sobre a Lucidez e Ensaio sobre a cegueira, Saramago tinha idéias e opiniões fortes, expressas por uma pessoa de personalidade sempre doce e serena... o vulcão estava em suas idéias, não em seus modos.

Comecei a ler Saramago ainda na adolescência, influenciada por um professor de literatura que eu adorava.
Me lembro que o primeiro livro que li foi, claro, Memorial do Convento e o professor quando me viu com ele na mão me disse:
- "Pegou pesado na leitura,  hein?! Tá conseguindo entender?"

E então me explicou um pouco das idéias e estilo de Saramago. Fiquei fascinada, e não parei de ler seus livros...

Era certamente fascinante, embora difícil, acompanhar cada linha de suas estórias... Era mergulhar num mundo tão crítico e ao mesmo tempo sutil, que chegava a surpreender...

Hoje, é com pesar que me deparo com a morte desse grande autor, que certamente deixará uma lacuna na forma de ver, pensar e expressar o mundo!

E pra encerrar, coloco aqui uma das muitas frases que esse autor nos deixou como legado.

"Se tens um coração de ferro, aproveite-o. O meu fizeram-no de carne, e sangra todos os dias."

Nenhum comentário: