domingo, 16 de maio de 2010

"Os seres humanos me assombram..."

Quem disse isso não fui eu não! Foi a personagem Morte, no estupendo livro "A menina que roubava livros" de Marcus Zusak.
E os seres humanos me assombram mesmo! Quanto mais conheço, vejo, estudo, observo, compreendo o ser humano, mais me convenço que não existe, em se tratando de seres humanos, certo ou errado, pode ou não pode, deve ou não deve. Em que pese as convenções sociais e religiosas, cabe muito mais a cada ser humano em particular ordenar as rédeas de sua vida do que deixar que uma suposta autoridade o faça!!
Se está escrito na lei que não pode, não pode!
Se na Bíblia diz que é pecado, é!

Quem disse????????????????
As leis são geralmente mal interpretadas ou praticadas de acordo com as conveniências... e a Bíblia foi escrita por homens. Tenho a impressão que se tivesse sido escrita por Deus, muuuuuita coisa teria sido escrita de outra forma.

Vou contar um causo: esses dias uma pessoa me perguntou, ou "jogou um verde" pra saber se eu era homossexual. Confesso que levei um susto danado, daqueles de parar a respiração mesmo. Não que tenha me sentido ofendida, confusa ou algo do tipo. Mas é que estranhei demias me fazerem uma pergunta dessas.
Segundo me disse, essa pergunta foi motivada pelas fotos e vídeos que tenho no meu orkut... que apoiam mesmo o homossexualismo... Respondi a essa pessoa que não sou gay, nunca fui!!! Tenho certeza disso e talvez por isso a pergunta me chocou tanto, é algo que sequer merecia ser perguntado.
E esse pequeno fato me fez pensar (como sempre faz minha cabecinha acelerada...) como as pessoas tem a mente pequena, como pensam de maneira estreita.

Oras bolas, só porque tenho essas fotos numa página de relacionamento dá pra se deduzir isso???? Ou só porque sou hétero não posso ter nada que ser refira à homossexualidade nas minhas coisas porque já soa estranho????
A mim não soa estranho. Não tenho, e nunca tive, problema alguma pra falar qualquer coisa que fosse relativo à sexualidade, incluindo aí a homossexualidade.
Tenho pessoas  homossexuais no meu convívio e isso não me causa de maneira nenhuma algum desconforto ou algo do tipo.

Fiquei pensando que talvez isso devesse ser mais falado, mais divulgado, mais discutido, mais debatido, pra que as pessoas não fiquem cheias de dedos, e achando que ou é isso ou aquilo. Se sou estou de um lado da ponte não posso nem olhar pro outro lado.

Eu não sou assim tão rigorosa. Convivo sem problema algum com quase todos os jeitos de ser gente, e acho isso ótimo.

Esse tema da homossexualidade sempre me interessou, porque muito me admiro às pessoas que tem coragem de viver de forma diferente do que manda a regra.
Sendo assim, quando algum fato nesse sentido se destaca, tem logo meu interesse desperto.

Foi com assombro e emoção que me deparei no dia 29 de março com uma BELÍSSIMA carta escrita pelo astro do pop portoriquenho Ricky Martin, em que assumia, finalmente, sua homossexualidade. Poucas vezes li um texto tão cheio de emoção, verdade e desprendimento como aquele.
E me lembro que naqueles dias não se falou em outra coisa. Em tudo quanto era revista, jornal, programa de TV lá estava a discussão: Ricky Martin assumiu que é gay. E eu me perguntava toda vez: e o que é que tem isso???? O que é que muda?????

Cheguei á conclusão que muda é que é um belo de um tapa na cara da grande parcela da população mundial, principalmente latina, que ainda é preconceituosa e ainda vê a homossexualidade como algo negativo.
Sim, porque foi um tapa na cara ver um homem lindo, gostoso, rico, famoso, inteligente, socialmente comprometido como ele assumir que é gay, que foge às regras, que tem uma conduta em sua vida privada nem sempre bem vista.
E eu que sempre achei ele um sonho de consumo fui obrigada a enfiar o rabinho entre as pernas e dar os parabéns aos homossexuais, que tem agora um reforço delicioso no time, afinal.

Se eu já gostava de Ricky Martin, a partir de então minha admiração cresceu mais.
Foi o máximo, em 2008, ver que ele tinha tido coragem de dar a cara a tapa, e mesmo podendo arrumar uma mãe em qualquer lugar, preferiu ter seus filhos de uma barriga de aluguel e cuida deles sozinho. E as cenas que se vê pela internet dele com os filhos são lindas.

E pensar agora que um homem lindo, famoso, pai de dois filhos lindos, que tem uma fundação que cuida de crianças vítimas de abuso sexual, é gay só faz com que os ditos "homens machos" precisem rever cada vez mais seus conceitos. Eu não conheço nenhum homem hétero que tenha tido coragem de ter filhos biológicos sozinho...
Mas como nem tudo são flores na vida de uma pessoa, tão logo Ricky assumiu sua orientação sexual pipocaram especulações pela internet de quem seria seu namorado... e que ele faria uma participação num filme pornô. Fiquei revoltada!!!!!!!!!! Só porque o cara é gay vai virar promíscuo, namorar um monte de gente, fazer filme pornô???? Ricky Martin é um homem sério, pai de dois filhos, tem uma instituição de reconhecimento e respeito no mundo todo... e nem assim respeitam o cara.
Esse foi mais um exemplo clássico de como nós, latinos, principalmente brasileiros, temos que aprender e abrir nossas mentes às novas formas de viver no século 21

E a temática homossexual segue na minha vida. Como bem sabe minha amiga Patricia, eu amooooooooooo novelas, e atualmente tenho assistido uma novela alemã chamada "Verbotene Liebe" (Amor Proibido), cujo casal protagonista são dois homens (lindos, aliás), Christian e Oliver´. Essa é a novela de maior sucesso na Europa atualmente, juntamente com uma outra que tem a mesma temática, e cujo casal principal é Deniz e Roman. E eu assisto as duas pela internet, com legendas em espanhol. Citei essas novelas porque o tema da homossexualidade nelas é tratado de forma completamente diferente do que é abordada nas pobres novelas brasileiras. Lá é visto como algo comum, não como um grande drama ou um grande problema. Cenas de beijos, carinhos e até de sexo não são censuradas de jeito nenhum. E principalmente a homossexualidade é mostrada com respeito, abordando-se muito os sentimentos dos personagens...
É muito legal meeeeeeeeeesmo de assistir, e recomendo a todo mundo que tiver a mente um pouquinho aberta de despída de preconceitos.
Infelizmente, o Brasil está anos luz de produzir algo assim, porque a CNBB certamente daria um piti... rs...rs...rs...

Á propósito, a foto que tem no meu perfil do orkut, e que levou meu amigo a me perguntar se era gay, é do casal protagonista de Verbotene Liebe, essa novela que lhes falei.

E esse post já tá grande demais, já tá tarde e eu preciso dar um jeito de dormir...
Pra terminar, acho por bem colocar aqui a carta, na íntegra, na qual Ricky Martin assume sua homossexualidade. Como disse, é um belíssimo texto, pautado na sinceridade, na verdade e na coragem de um homem com H.

Ei-la!

"Nos últimos meses dei-me a tarefa de escrever minhas memórias. Um projeto que eu sabia que seria verdadeiramente importante para mim, porque desde que eu escrevi a primeira frase, percebi que seria a ferramenta que me ajudaria a livrar-me das coisas que vinha carregando desde muito tempo atrás. Coisas que pesavam demais. Escrevendo esse minucioso inventário da minha vida, me aproximei das minhas verdades. E isto é para comemorar!


Se existe um lugar que me deixa em contato com minhas emoções, é palco, é meu vício. A música, o espetáculo, os aplausos, estar em frente ao público me faz sentir que sou capaz de qualquer coisa. É uma espécie de adrenalina e euforia não quero que deixe de correr por minhas veias nunca. Se você, o público me permite, espero seguir pelos palcos por muitos anos. Mas, hoje a serenidade me leva para um lugar muito especial, de reflexão, compreensão e muita luz. Sinto-me livre! E eu quero partilhar.

Muitas pessoas me disseram que não era importante fazer isso, que não valia a pena, que tudo pelo que trabalhei e tudo o que tinha conquistado, entraria em colapso. Que muitos neste mundo não estariam preparados para aceitar a minha verdade, a minha natureza. E como esses conselhos vinham de pessoas que eu amo muito, decidi ir em frente com a minha "quase verdade". MUITO RUIM.

Deixar-me seduzir pelo medo foi uma verdadeira sabotagem à minha vida. Foi um medo real para minha vida. Hoje assumo por completo por todas as minhas decisões, e todas as minhas ações.

E se me perguntarem hoje "Ricky, do que você tem medo? Eu responderia "o sangue que corre pelas ruas de países em guerra, a escravidão sexual infantil, o terrorismo, o cinismo de alguns homens no poder, o sequestro da fé." Mas o medo da minha natureza, da minha verdade? NÃO MAIS! Em vez disso, eles me dão coragem e firmeza. É justamente o que eu preciso para mim e para os meus, ainda mais agora, que sou pai de duas criaturas que são seres de luz. Tenho de estar à altura deles. Continuar a viver como eu fiz até hoje, seria ofuscar indiretamente esse brilho puro com o qual meus filhos nasceram. BASTA! AS COISAS TÊM DE MUDAR! Estou ciente de que não se supõe que isto se passou há 5 ou 10 anos atrás. Isto se supõe que está acontecendo hoje. Hoje é meu dia, este é o meu tempo, meu momento.

O que vai acontecer a partir de agora? Quem sabe. Só posso focar no que eu estou vivendo agora. Esses anos de silêncio e reflexão acabaram me fortalecendo e me fizeram lembrar que o amor vive dentro de mim, que encontro a aceitação no meu interior, e que a verdade só traz calma. Hoje, para mim, o significado da felicidade toma outra dimensão.

Tem sido um processo muito intenso, angustiante e doloroso, mas também libertador. Eu juro que cada palavra que vocês estão lendo aqui nasce do amor, purificação, força, aceitação e desapego. Que escrever estas linhas é a aproximação da minha paz interior, parte vital da minha evolução. HOJE ACEITO MINHA HOMOSSEXUALIDADE como um presente que me dá vida. Me sinto abençoado por ser quem eu sou!"
Ricky Martin

Por hoje é só.

Ah, só pra encerrar. Certa vez me perguntaram como eu, uma pessoa tão religiosa e temente a Deus, poderia lidar tão bem e até defender a homossexualidade; se Deus não seria contra isso. Eu respondi, literalmente: Deus tem mais o que fazer do que se importar com quem a gente vai pra cama!!!!

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiii


Próxima parada: África do Sul! Vamos falar da Copa, da seleção...

Mas só amanhã!

Um comentário:

Viviane disse...

Apoiada amiga, viva as diferenças e
não a qualquer tipo de preconceito!
A propósito, li "A Menina que Roubava Livros", amei.
Se os seres humanos nos assombram, às vezes me pergunto se não seria melhor viver entre os bichos...
Mas aí uma esperança fala mais alto e algo me diz que vale a pena continuar lutando...